Violência Obstétrica

A Violência obstétrica é um assunto complicado de abordar e desenvolver por englobar muitas diferentes perspectivas, experiências e pontos de vista.

Ao nos aprofundarmos no tema chegamos a conclusão de que a VO é efeito colateral de um sistema maior. É o produto de uma sociedade que não confia na natureza, nos corpos, que entrega toda a responsabilidade da saúde ao tecnicismo médico além de impor à mulher papéis de pouca ou nenhuma autonomia sobre seus próprios corpos, vidas e muito menos do seu prazer.
O impacto desta cultura é tão grande que mesmo com as evidencias científicas dizendo que o trabalho de parto é um processo fisiológico que não necessita de interferência na grande maioria dos casos, vemos diversos médicos e conselhos incomodados assim como muitas pessoas da sociedade em geral, incluindo mulheres, muitas vezes vítimas da própria violência que sofrem, sem sequer se dar conta.

Convidamos a vocês a se questionarem sobre qual é a visão que possuem do parto, da ideia de autonomia, e de todo esse conjunto de experiências que se passa na vida das mulheres.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *